quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

13º Festival da Guavira

Festival da Guavira

O 13º Festival da Guavira que aconteceu entre os dias 04 a 07 de Dezembro reuniu os Chef´s renomados de todo o Brasil para palestras, seminários, oficinas para toda a população e visitantes, além de apresentar a gastronomia regional valorizando os seus ingredientes nativos. Em parceria com o SENAC o Festival teve dois dias de oficina aberto a população local e amantes da gastronomia.

O Festival ainda contou com apresentações culturais, lançamento de livros, música e tenda de artes. O evento faz parte do calendário oficial do Estado e conta um pouco da história de Bonito e região.

Na primeira oficina tivemos a presença da Chef Vera Kraber e do Sommelier Jonas Eduardo Nascimento especializado em harmonização de acordo com as receitas apresentadas. Foi apresentado o Filé de Pintado na folha de Bananeira que levava castanha de baru e banana da terra cozida. De sobremesa um gelado de Guavira com frutas laminadas e uma sangria com maça, tangerina, limão siciliano, limão rosa e a grande estrela, a guavira.

Filé de Pintado
Sangria
Gelado de Guavira














No segundo dia o Chef Adriano Torres valorizou a culinária regional com um risoto de lingüiça de pequi, fruto nativo do cerrado, acompanhado de uma caipirinha três limões, uma das harmonizações que o Sommelier Jonas Eduardo preparou exclusivamente para o Festival. A cachaça Preferida é do Estado de Mato Grosso do Sul, mas precisamente de Coxim. Totalmente artesanal. A sobremesa tinha que levar a principal fruta, a Guavira: Rocambole de brigadeiro de guavira.

Caipirinha Três Limões
Risoto de Linguiça de Pequi
Rocambole de Guavira














As receitas estão disponíveis no site do SENAC: www.ms.senac.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário