segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Típico de Bonito

Nos restaurantes da cidade se oferecem inúmeras opões com peixes de água doce e uma marcante valorização de frutas e carnes da região que pode ser observada tanto nos pratos principais como até nas sobremesas.
A boa mesa conta com inúmeros estabelecimentos que variam entre restaurantes típicos, churrascarias, comida a quilo e a “la carte”, pizzarias, e lanchonetes. Seguem logo abaixo alguns pratos que podem ser saboreados quando se visitar a cidade de Bonito.
Arroz Carreteiro – Carne de sol frita e depois cozida com arroz. Pintado a Urucum – filé de pintado a dorê coberto com molho de urucum, creme de leite e mussarela fatiada. Ao forno. Pintado ao Mestre João – filé de pintado grelhado coberto com molho batido de urucum, requeijão, creme de leite e queijo catupiry. Caldo de Piranha – piranhas bem cozidas com todos os temperos a gosto – cebola, pimentão, shoyu, tomate e coentro – misturados com mandioca ralada. Churrasco – carne bovina assada em espetos, geralmente acompanhada de mandioca cozida. Moqueca de Jacaré – filé de jacaré com molho de tomate, cebola, pimentão, leite de coco e arroz. Jacaré a Parmeziana – filé de jacaré frito a “parmeziana” com de molho de tomate e mussarela fatiada, acompanhado de batatas fritas e arroz. Dourado Assado – dourado inteiro recheado com farofa de banana e assado. Filé de Pintado a Caramanchão – filé de pintado recheado com ameixa, mel, banana, bacon e molho de urucum, como acompanhamento é servido mandioca frita, legumes, palmito e banana a milanesa. Sopa Paraguaia – bolo salgado feito a base de farinha de milho, muito queijo e cebola. Chipa – espécie de pão de queijo, feito com polvilho e queijo mas, muito maior que seu primo mineiro. Doces Caseiros – doces que podem ser feitos com mamão, abóbora, caju, manga, laranja, queijo ou leite, entre outros. Especiarias da Guavira e da Bocaiuva – frutas típicas do cerrado sul mato-grossense, base para receitas de licor, sucos, manjares, docinhos, sorvetes e flans.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Abrasel Bonito

Dia 29 de outubro, na reunião da ABRASEL – Bonito, foi realizada uma cooperativa de compra com o Sr. Genilson, representante do Super Mercado Santos. Os empresários obtiveram descontos na carne de jacaré e na parte de frios. A identificação dos associados será através de uma carteirinha fornecida pela associação, mais uma vantagem para o nosso associado. Na mesma reunião foi eleita a diretoria para 2010, constando Neila Garcez presindente e Janaina Mainchein como vice presidente.

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Gastronomia Bonitense

Realizado há menos de 15 dias, uma pesquisa, feita por acadêmicos do curso de Turismo e Meio Ambiente da UFMS com a comunidade de Bonito sobre o turismo e a gastronomia local. A pesquisa mostrou que o Arroz Carreteiro é o preferido da população bonitense. O arroz carreteiro (ou arroz-de-carreteiro) é um prato típico da culinária brasileira, originário do Rio Grande do Sul. Surgiu quando os carreteiros (mercadores ambulantes que atravessavam o sul do Brasil em carretas puxadas por boi) aproveitavam o resto do churrasco e comiam juntamente com arroz. Preparado a base de arroz e carne, é um dos principais pratos da culinária gaúcha. O prato foi incorporado à culinária brasileira e hoje é servido em todo o país. E porque um prato típico da região de Bonito? Migração Gaúcha O início da migração gaúcha deu-se juntamente ao fluxo contínuo de migrantes paulistas no final do século XVIII, quando mais cidades passaram a ser fundadas no sul matogrossense. Na década de 1970 , uma segunda onda de migrantes gaúchos estabeleceu-se em Mato Grosso do Sul, seguindo padrões de colonização notadamente diferentes da primeira. Juntamente com paranaenses, estes gaúchos procuravam se dedicar à cultura mecanizada da soja na região centro sul do estado. Na pesquisa, também foi possível ver a grande parcela de pessoas que vieram da região sul do país, sendo a maioria do estado do Paraná. Fonte: www.ufmsbonito.blogspot.com

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Os Objetivos

Defender e promover a imagem, o investimento e o trabalho dos empresários e do segmento em geral. Elevar a qualidade, produtividade e rentabilidade dos serviços e produtos com que trabalham os estabelecimentos do setor. Atuar junto a fornecedores e órgãos governamentais, visando melhorar as condições de trabalho e expansão de negócios. Contribuir para o desenvolvimento do município e região, em especial na área do turismo. Contribuir para elevar a auto-estima e a consciência de ética e responsabilidade social do empresariado. Desenvolver parcerias buscando o aperfeiçoamento de mão-de-obra, assessoramento de marketing, estratégia de vendas e gestão de negócios.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A Entidade

A ABRASEL NACIONAL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) foi fundada em 1986 e é hoje a maior representante do setor com mais de 3000 associados em todo o País. Tem assento permanente no Conselho de Turismo Nacional, no Conselho de Certificação da Qualidade Profissional para o Setor de Turismo e no Instituto de Hospitalidade em suas comissões técnicas incluindo a de Certificação Profissional em Segurança Alimentar. Em abril de 2005 foi fundada a regional da ABRASEL em Bonito, que hoje conta com vários associados.